Acreditação Hospitalar

O que é Acreditação Hospitalar?

A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas exclusiva para instituições de Saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.

Quem pode aderir ao processo de Acreditação? 

Toda organização prestadora de serviços de saúde.

Porque participar de um programa de Acreditação?

Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.

A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.

Quem Certifica?

Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O objetivo dessa Organização é, juntamente ao Ministério da Saúde,  promover a melhoria da qualidade da saúde e sua assistência em todo o país.

Quais as diferenças entre o Processo ISO e a Acreditação Hospitalar?

Além da avaliação dentro dos padrões da ISO, a Acreditacao acrescenta ainda uma avaliação global dos recursos institucionais. É um processo que tende a garantir a qualidade da assistência, através de padrões previamente aceitos, conforme a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde, OMS – Organização Mundial de Saúde e ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além da legislação vigente no país.

  • Na ISO, a avaliação do processo é feita por técnicos especializados na área administrativa. Já na Acreditação, a comissão avaliadora é composta por médicos, enfermeiros e administradores hospitalares, entre outros, numa equipe multidisciplinar que permite a avaliação global.
  • Na Acreditação todos os setores são avaliados, inclusive os terceirizados, e a avaliação verificam os investimentos em treinamento e educação continuada.

Quais as principais vantagens da Acreditação Hospitalar?

  • Segurança para os pacientes e profissionais;
  • Qualidade da assistência;
  • Construção de equipe e melhoria contínua;
  • Útil instrumento de gerenciamento;
  • Critérios e objetivos concretos adaptados à realidade brasileira;
  • O caminho para a melhoria contínua.

No Vale do Rio Doce, o Hospital São Lucas de Governador Valadares é o único hospital acreditado Pleno (o que equivale ao Nível 2) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquista que prova a qualidade e a segurança dos procedimentos assistenciais, do atendimento humanizado, da capacitação da equipe multiprofissional e dos constantes investimentos realizados em processos e infraestrutura.

Com a acreditação, o paciente tem a garantia de estar sendo atendido por um hospital que atua na melhoria contínua da assistência prestada e que investe em tecnologia, estrutura física e no treinamento de seus profissionais, entre outros benefícios, que vão do momento da internação à alta hospitalar.