Segurar xixi pode causar infecção urinária?

As ruas, o trânsito e os ônibus são alguns dos locais em que as pessoas costumam ficar “apertadas”. Em casos mais extremos, comuns no sexo feminino, esse comportamento pode provocar uma infecção urinária.

O xixi serve para limpar a uretra, onde se acumulam bactérias, e evitar uma possível infecção urinária. Portanto, quanto maior o tempo que uma pessoa fica sem ir ao banheiro, maior também é o risco de um problema posterior.

O organismo humano precisa, em média, de dois litros de água por dia. Na hora da atividade física, o recomendado são 600 ml por hora, o equivalente a uma garrafinha.

Segurar o xixi não aumenta a pressão da bexiga a ponto de danificar os rins. Mas a vontade é incômoda porque, quando o comando de que a bexiga está cheia passa para o cérebro, ele atravessa o sistema límbico, também responsável pelas emoções, e faz com que o desejo aumente ao ouvir barulho de água, chuva ou torneira, avistar um banheiro ou presenciar outras situações que lembrem que a bexiga precisa ser esvaziada.

No frio, a vontade cresce porque o corpo não sua tanto e acumula mais água. Já nos homens com problema de próstata, o crescimento anormal do órgão pode pressionar a uretra e impedir que a bexiga libere completamente a urina.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia