Protocolo de dor torácica é pauta de palestra para os colaboradores do Hospital São Lucas
O Hospital São Lucas de Governador Valadares, cada vez mais preocupado com a qualidade e segurança no atendimento aos clientes, capacita seus colaboradores através de palestras e cursos abordando variados temas. O ultimo foi sobre a reestruturação no protocolo de dor torácica.
Com base em estudos evidentes, fica claro que o protocolo de dor torácica melhora os atendimentos a pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. Por isso, o Hospital São Lucas realizou, nos dias 06 e 07 de Junho, palestra com profissionais do SAMU e toda sua equipe hospitalar para uma reciclagem sobre a importância deste protocolo no momento do atendimento.
Os profissionais do SAMU trouxeram à tona as questões que ocorrem no seu cotidiano, permitindo que este conhecimento chegasse aos profissionais leigos da parte assistencial. O destaque foi para os passos para se identificar um IAM (Infarto Agudo do Miocárdio); o tempo porta-balão (sendo este o período que compreende desde a entrada do paciente na Unidade de Emergência até o momento da desobstrução da artéria por meio de um cateter-balão que é inserido pela virilha e guiado até o interior da mesma, onde será insuflado). Este procedimento, conhecido como Angioplastia Primária, é a melhor opção de tratamento para vítimas de Infarto Agudo do Miocárdio, pois, se realizado precocemente, maiores são as chances de sobrevivência e menores as possibilidades de danos ao coração.
A capacitação permitiu a interação de todos, tanto na parte teórica quanto na prática no que diz respeito à aplicação do Protocolo de Dor Torácica. A palestra foi bastante dinâmica e provocou, em seus participantes, questionamentos e aprendizados. Nossos colaboradores se sentem mais seguros para identificar e tratar um caso de IAM.
Capacitar a equipe é de fundamental importância quando se busca constante evolução nos serviços prestados. Com foco em um resultado cada vez melhor é que o Hospital São Lucas oferece, constantemente, estas palestras a seus colaboradores.