Hospital São Lucas realiza capacitação para a equipe de saúde
Através do Programa de Educação Permanente, resultado da parceria entre o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o Serviço de Enfermagem e o Curso de Enfermagem da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).
O ciclo de Educação Permanente em Saúde iniciou-se em 2015, coordenado pelas enfermeiras Mônica Valadares Martins e Letícia Carvalho (membros da Comissão de Prevenção e Atualização em Tratamentos de Feridas) e teve como principal proposta a interdisciplinaridade da equipe de saúde, focalizando a integração entre a teoria, a prática e a realidade do serviço como fonte do conhecimento e sucesso nas ações de assistência à saúde, além inserir precocemente o acadêmico no mundo do trabalho.
O primeiro ciclo de Educação Permanente em Saúde aconteceu no período de 10 a 17 de março, envolvendo todos os serviços assistenciais, de apoio e administrativos, cujas ações resultassem em impacto direto ou indireto na segurança do cliente. Diversos temas foram discutidos entre os colaboradores durante os encontros, como a importância da equipe de saúde no controle das Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde (IRAS), o impacto da higienização das mãos na qualidade da assistência em saúde, medidas de precauções como promoção da saúde e o descarte racional dos resíduos conforme sua classificação.
O segundo ciclo de Educação Permanente em Saúde aconteceu no período de 14 e 15 de setembro, envolvendo pontualmente os Serviços de Enfermagem, de Higienização/Limpeza e de Rouparia/Lavanderia. As discussões ocorreram em torno dos procedimentos técnicos apresentados, na prática, pelos acadêmicos do 4º período do Curso de Enfermagem/UNIVALE. Os assuntos abordados nesse ciclo referiram-se ao impacto da higienização das mãos na qualidade da assistência, à importância das equipes de Higienização/Limpeza, Rouparia/Lavanderia e de Enfermagem no controle das IRAS, ao desenvolvimento de métodos e técnicas de limpeza e desinfecção de ambientes, equipamentos e mobiliários, à necessidade de manipulação, acondicionamento e transporte apropriados de roupas sujas/contaminadas, bem como ao uso responsável do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Finalizando, foram demonstradas as técnicas de arrumação do leito (cama aberta, cama fechada e cama para pós operatório).
Entre os dias 16 e 17 de setembro ocorreu o terceiro ciclo de Educação Permanente em Saúde, exclusivamente voltado para a equipe de enfermagem, com a abordagem teórica e demonstrativa da técnica de higiene corporal do cliente hospitalizado e seu impacto na qualidade da assistência e segurança.
Outro ciclo de Educação Permanente em Saúde aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro sobre o tema tratamento de feridas (técnicas de curativo) e enfaixamento. Simultaneamente à realização dos procedimentos, a teoria que embasa a prática foi reforçada, garantindo que o conteúdo fosse apresentado de forma interativa para o adequado esclarecimento de dúvidas, maximizando o conhecimento na rotina hospitalar.
Ainda neste semestre, trabalharemos o tema administração de medicamentos e infusão de líquidos.
Os eventos tiveram excelente participação e adesão das equipes de saúde e dos acadêmicos do curso de Enfermagem/UNIVALE, sendo considerados fundamentais para o crescimento profissional, interação entre as equipes, articulação entre a teoria e a prática nos cenários dos serviços de saúde, além de desenvolver nos acadêmicos de enfermagem as competências e habilidades necessárias a sua formação.
A coordenação de enfermagem destaca que é um desafio a busca pela atualização dos conhecimentos e melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência em saúde. A capacitação das equipes exige criatividade e comprometimento para conciliar a rotina diária aos eventos que repensem a prática cotidiana.
Os resultados permitiram identificar as condições institucionais em que as ações educativas ocorrem, a possibilidade de mobilização dos colaboradores para identificação e resolução de problemas no trabalho, além da propiciar a apreensão, pelas equipes, de sua importância na qualidade da assistência em saúde.
As ações de capacitação foram fundamentadas em metodologias que possibilitaram estabelecer a relação entre as propostas e a realidade, ou seja, metodologias que possibilitam uma visão crítica e reflexiva para tomada de decisões condizentes com a realidade do processo de trabalho e com as necessidades dos clientes no contexto prático.