Higienização das mãos em ambiente hospitalar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS?

Diversas evidências científicas apontam a higienização das mãos como medida mais importante e reconhecida na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde e, colocá-la em prática, consiste em uma tarefa imprescindível para a segurança de profissionais, familiares e pacientes.

Seguramente, corresponde à medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

POR QUE FAZER?

As mãos constituem a principal via de transmissão de micro-organismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos micro-organismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Alguns microrganismos colonizam a camada mais superficial da pele e são facilmente removidos através da higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminados com mais facilidade quando se associa solução alcoólica.

PARA QUE HIGIENIZAR AS MÃOS?

A higienização das mãos colabora na remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato Além disso, previne e reduz as infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

QUEM DEVE HIGIENIZAR AS MÃOS?

Devem higienizar as mãos todos os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado.

COMO DEVE HIGIENIZAR AS MÃOS?

1

2

 

 

 

 

 

 

 

3

4

 

 

 

 

 

 

 

5

6

 

 

 

 

 

 

 

7

8

 

 

 

 

 

 

 

9

10

 

 

 

 

 

 

 

 

11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

USO DE ÁGUA E SABÃO

Indicação: Quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

  • Ao iniciar o turno de trabalho.
  • Antes e após ir ao banheiro.
  • Antes e depois das refeições.
  • Antes de preparo de alimentos.
  • Antes de preparo e manipulação de medicamentos.
  • Nas situações descritas a seguir para preparação alcoólica.

USO DE PREPARAÇÃO ALCOÓLICA

Indicação: Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, antes e após contato com o paciente, antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos, antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico, após risco de exposição a fluidos corporais, ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente, após contato com objetos inanimados e superfícies imediatamente próximas ao paciente, antes e após remoção de luvas (sem talco) e outros procedimentos.