Primeiro Seminário de Enfermagem em Segurança do Paciente de Governador Valadares

ATIVIDADE DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

O I Seminário de Enfermagem em Segurança do Paciente de Governador Valadares realizado no Hospital São Lucas, em 25 de junho de 2016, foi idealizado pelas acadêmicas do 9º período do Curso de Enfermagem/UNIVALE, sob a supervisão da professora Flávia Rodrigues Pereira, sendo produto do estágio de Administração em Enfermagem Hospitalar.
Parcerias firmadas entre Curso de Enfermagem/UNIVALE e Hospital São Lucas/Serviço de Enfermagem, com o apoio do CAENF (Centro Acadêmico de Enfermagem) e Plano São Lucas Saúde possibilitaram o grande sucesso do evento, abrilhantado pela participação de Enfermeiros e profissionais da Atenção Secundária e Terciária de Saúde de Governador Valadares, de Serviços Públicos, Filantrópicos e Privados, além de estudantes.
O tema escolhido para o evento se fundamentou nas atuais discussões que envolvem os profissionais de saúde em ambientes hospitalares, em especial o profissional de enfermagem.
Teve como objetivo propor melhorias relacionadas à segurança do paciente, de forma a prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos no atendimento e internação, conforme recomendação do Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente, formalizado pela portaria MS/GM Nº 529, de 1 de abril de 2013.
O Seminário contou com a participação de quatro expositores: Enfermeira Êrick Ramalho Morlim Pereira (UNIMED-GV/IPREM-GV), Enfermeira Mônica Valadares Martins (Hospital São Lucas/UNIVALE), Enfermeiro Mauro Lúcio Oliveira (UNIMED/UNIPAC) e Enfermeira Lívia Cristina Conegundes (Hospital São Lucas/UNIPAC).
As exposições acerca da biossegurança, dos registros corretos em prontuários, do cuidado ao paciente e dos instrumentos de gestão da qualidade ancoraram as discussões ativas do público presente e apontaram para a criação de um grupo de discussão interinstitucional, corroborando para o sucesso do evento.
Posteriormente foram levantadas as possibilidades de novos encontros de discussões, formalizando as parcerias entre Ensino/Serviço e sempre buscando a atuação efetiva no território valadarense.
060501

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE
CURSO DE ENFERMAGEM
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR