Campanha #DengueNuncaMais

 

Dengue é uma doença infecciosasite_dengue_2015_topo febril, dura em torno de dez dias e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, da família Flaviridae. Atualmente, o mosquito da Dengue também transmite a febre Chikungunya e o Zika Vírus. O tempo médio do ciclo da doença no organismo é de até seis dias, considerando o intervalo entre a picada e a manifestação da Dengue – o que é chamado período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito.

Entre os sintomas mais comuns da Dengue estão a febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Existem quatro sorotipos no país: DENV-I, DENV-II, DENV-III e DENV-IV. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.

O diagnóstico da Dengue se dá através de exame clínico no consultório médico no qual o profissional realiza a Prova do Laço e faz o pedido laboratorial para um exame de sangue no paciente. Não existe tratamento específico contra o vírus da Dengue, nem uma vacina, por enquanto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a pessoa com Dengue tome muito líquido para evitar desidratação e só use medicamentos com recomendação médica.

Chikungunya

A febre Chikungunya é uma doença viral, muito comum em algumas regiões da África, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Na fase aguda, os sintomas são febre alta, dor muscular, exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). No Brasil, o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, são vetores em potencial da doença.

Zika Vírus

Da família Flaviviridae e do gênero Flavivirus, o Zika Vírus provoca uma doença com sintomas muito semelhantes ao da Dengue, febre amarela e chikungunya. De baixa letalidade, a chamada febre zika causa febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores nas articulações) e exantema maculo-papular (manchas ou erupções na pele com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A doença tem um período de incubação de aproximadamente quatro dias até os sintomas começarem a se manifestar e os sinais e sintomas podem durar até 7 dias.

» Clique aqui e confira o Informe Epidemiológicoda Dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

» Clique aqui e confira a Situação da Febre Chikungunya em Minas Gerais da SES-MG.

Sintomas da Dengue

  • Febre alta com início súbito;
  • Dor de cabeça;
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos;
  • Perda do paladar e do apetite;
  • Náuseas e vômitos;
  • Cansaço e dor no corpo.

Existe mais de um tipo de vírus da Dengue?

Sim. São quatro tipos, sendo eles o DENV-I, DENV-II, DENV-III e DENV-IV. Com esses vírus, as pessoas que já foram infectadas podem novamente ficar doentes e desenvolver a forma grave da dengue que, se não for tratada, pode levar à morte.

Uma pessoa que já teve Dengue pode pegar novamente?

Sim, isso é possível. Porém, a mesma pessoa nunca fica doente por causa do mesmo tipo de vírus, mas poderá ser contaminada pelas outras três espécies de vírus da Dengue.

Como é o tratamento da Dengue, de um modo geral?
Assim como nas outras viroses, o tratamento consiste em repouso, ingestão de líquidos e remédios sob pescrição médica que aliviem os sintomas.

Como evitar a Dengue?
A maneira de evitar a dengue é eliminar qualquer foco de água parada no qual o mosquito possa se reproduzir. Todas as pessoas devem cuidar de suas casas e locais de trabalho de modo que consigam manter o ambiente sempre limpo e longe de qualquer possibilidade de acúmulo de água.

ATENÇÃO!

  • Se sentir os sintomas da Dengue, procure uma Unidade de Saúde;
  • Beba bastante água;
  • Não tome medicamentos sem orientação médica.

Fonte : Site SMS-MG